Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 FUNGICIDA NATURAL PARA TOMATEIROS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
vale

avatar

Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 50
Localização : Maia

MensagemAssunto: FUNGICIDA NATURAL PARA TOMATEIROS   Qui Maio 24, 2012 7:31 pm

Olá amigos!

Aqui vai uma ajudinha contra fungos do tomateiro, mas também li, que se pode utilizar noutras culturas como por exemplo, nos pepinos, abóboras etc........experimentem

Tomates

Novembro 9, 2011 por Bruna Pimentel


Já que eu falei sobre o fungicida natural para tomateiros, vou falar sobre outras dicas de cultivo para os tomates, porque quem cultiva ou já tentou cultivar tomates sabe que mantê-los saudáveis não é tão fácil. Tomates são sensíveis e suscetíveis a um grande número de doenças. A questão é que se você souber cultivá-los se tornam plantas fáceis de manter, que te dão de presente frutos maravilhosos.


Esses foram os primeiros tomatinhos que cresceram desse tomateiro
Eu mesma passei muito tempo tentando cultivá-los com pouco sucesso e hoje vejo que perdia plantas lindas e sadias que acabavam ficando doentes porque eu simplesmente não sabia que o tomate, a vítima, tinha certas preferências e restrições para ser feliz. Mas como eu adoro tomateiros, é uma das plantas que eu mais gosto de cultivar, eu insisti, pesquisei e tentei até conseguir bons resultados.

Local Ideal

Sol pleno ou pelo menos 4 horas de sol diárias é o ideal. Já cultivei bem tomates à meia sombra, só que demoram mais a frutificar, frutificam menos (mas a qualidade dos frutos é boa da mesma forma, só aparecem em menor quantidade) e é preciso tomar mais cuidado com as regas para não serem excessivas já que com menos sol a tendência é a umidade se manter por mais tempo.

Quanto ao vaso, se for o caso, não precisa ser grande, tomates não crescem tanto normalmente, dependendo da variedade, mas, no geral, um vaso de 30 a 40cm de altura vai bem. Pode ser um pouco menos ou mais. Eu acho essa medida ótima.

Plantio

Prefira usar sementes de tomates que você consumiu do que aquelas compradas em saquinhos. Eu pelo menos sempre tive mais sucesso com sementes que eu mesma recolhi dos tomates do que com as de saquinho.

Escolha que tipo de tomate quer plantar, cereja, santa clara, italiano, red grape, etc, corte ao meio e retire a polpa com as sementes. Coloque numa peneira, lave em água corrente para tirar a polpa e coloque as sementes sobre um papel toalha ou sobre um pano e deixe secar bem. Normalmente eu deixo de um dia pro outro ou coloco de manhã e tiro à tarde. Depois é só plantar ou guardar para plantar depois.


Flores do tomate
As minhas sementes obtidas dessa forma normalmente germinam em no máximo 3 dias e as plantas crescem mais vigorosas e saudáveis. Pelo menos na minha experiência com tomantes é o que sempre ocorre. Qualquer dia eu faço a experiência semente fresca x semente de saquinho e mostro no blog ; ) Aliás se alguém se habilitar a fazer a essa experiência eu faço um post e coloco aqui.

Ao fazer o plantio prefira já plantar no local definitivo. Tomates são sensíveis especialmente recém-transplantados.

Rega

Não deixe a terra muito úmida. Tomates gostam de água, mas procure esperar que a terra seque na superfície entre uma rega e outra, ficando apenas levemente úmida. Não deixe secar demais, mas evite afogar a planta porque propicia o aparecimento de fungos e outras doenças.

Para tomates vale o meio-termo, nem mais, nem menos. Se a superfície estiver seca e a parte de baixo (1cm) estiver levemente úmida, regue, se a superfície estiver úmida, não regue.

Não molhe as folhas e flores, exceto se o tomateiro estiver com fungos e você for utilizar o leite como fungicida. Nesse caso borrife nas folhas, mas sem excesso, como já foi explicado no post específico sobre isso.

Adubo

O básico que eu uso para todas as minhas plantas é: húmus, farinha de osso e torta de algodão. Faço uma adubação com húmus a cada 30 dias e acrescento a farinha de osso e torta de algodão a cada 60 dias.

Para tomates, porém, você pode e deve acrescentar o leite e o sulfato de magnésio. Eu rego meus tomateiros só com leite se estiverem com fungos enquanto estiver tratando ou rego uma ou duas vezes por semana com leite como preventivo e para manter a planta mais saudável. Acredite, faz diferença.

O sulfato de magnésio eu coloco ao redor da planta e misturo à terra a cada 30 dias como faço com os outros adubos. Eu uso uma colher de sopa para um vaso grande. Tomates costumam ter deficiência de magnésio por isso é bom utilizar o sulfato, que funciona como um adubo, para prevenir o problema. Você encontra sulfato de magnésio em qualquer farmácia.

Se você já tentou várias vezes e nunca teve sucesso com tomateiros ou se pensa em tentar, mas nunca planta a bendita sementinha, anime-se, porque é muito gratificante o cultivo dessa planta e traz um enorme aprendizado.


NOTA: Para acederem ao tratamento tem que escrever:


saberesdojardim.wordpress.com/2011/10/01/fungicida-natural-tomateiros/


Boa sorte, pois quem já usou diz que resulta muito bem FLOR FLOR
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
FUNGICIDA NATURAL PARA TOMATEIROS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vermifugo natural para ''TF''
» Fungicida, Bactericida e Parasiticida natural
» Utilização de sal grosso como fungicida
» [VENDA] Alimentação Natural e Caseira para Cães - SP e ABC
» Uso de estimulante para reprodução!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: PRAGAS E DOENÇAS-
Ir para: