Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Passeio micologico

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
cp_produtos

cp_produtos


Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Alverca

Passeio micologico Empty
MensagemAssunto: Passeio micologico   Passeio micologico Icon_minitimeQua Dez 14, 2011 11:02 pm

Ficam aqui umas fotos que tirei nos últimos dias no meio dos pinhais, com chuvinha e tudo mas valeu a pena, nesta epoca do ano a variedade de cogumelos é muito grande, espero que gostem.

Passeio micologico Cogu_01

Passeio micologico Cogu_02

Passeio micologico Cogu_03

Passeio micologico Cogu_04

Passeio micologico Cogu_05

Passeio micologico Cogu_06

Passeio micologico Cogu_07

Passeio micologico Cogu_08

Passeio micologico Cogu_09

Passeio micologico Cogu_10

Passeio micologico Cogu_11

Passeio micologico Cogu_12

Passeio micologico Cogu_13

Passeio micologico Cogu_14

Passeio micologico Cogu_15

Passeio micologico Cogu_16

Passeio micologico Cogu_17

Passeio micologico Cogu_18

Passeio micologico Cogu_19

Passeio micologico Cogu_20

Passeio micologico Cogu_21

Passeio micologico Cogu_22

Passeio micologico Cogu_23

Passeio micologico Cogu_24

Passeio micologico Cogu_25

Passeio micologico Cogu_26

Passeio micologico Cogu_27

Passeio micologico Cogu_28

Passeio micologico Cogu_29

Passeio micologico Cogu_30

Passeio micologico Cogu_31

Passeio micologico Cogu_32

Passeio micologico Cogu_33

Passeio micologico Cogu_34

Passeio micologico Cogu_35

Passeio micologico Cogu_36

Passeio micologico Cogu_37

Passeio micologico Cogu_38

Passeio micologico Cogu_39

Para quem gosta de cogumelos deve reconhecer nas fotos algumas de cogumelos "especiais" Very Happy

.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Passeio micologico Empty
MensagemAssunto: Re: Passeio micologico   Passeio micologico Icon_minitimeQui Dez 15, 2011 11:34 am

Eu sempre adorei cogumelos. Não para comer mas sim para brincar.
Em criança corria pelo campo com a minha avó e víamos tantos cogumelos.
No presépio adorava aqueles pequeninos que nasciam no meio do musgo e a placa do musgo que apanhava com o cogumelo incluído ficava quase sempre junto à base da montanha onde ficava o castelo.
Com a minha prima adorava-mos pisar aqueles que vulgarmente se chamam buf... de lobo.
Depois cresci, vim morar para a vila e hoje os meus meninos... tenho pena que eles não tenham algumas destas tão simples felicidades que eu tinha.

Agora a parte má dos cogumelos:
No meu quintal tenho uma parte da canalização por onde despeja o lava-loiças da cozinha de apoio e a pia dos cágados. Essa cozinha não é utilizada com muita frequência e de vez em quando entupia a cano.
Recentemente acho que descobri porquê. Na caixa onde se juntam o tubo da cozinha com o tubo do charco, levantando a tampa, verifiquei que nas paredes da mesma (são de tijolo), nascem cogumelos. E de vez em quando lá ando eu de cabeça para baixo a tirar cogumelos do fundo da caixa (graças a Deus que vem da cozinha e não do wc).

Agora a dúvida é: haverá cogumelo-toupeiras? Será que eles nascerão ao longo do tubo subterrâneo? Mas se o tubo é plástico não pode ser.
Também tenho um vaso de plantas que está literalmente a criar pezinhos. Está a ser elevado por cogumelos. Por enquanto estou a gostar de ver o vaso a subir mas um dia destes vou-me eles e aniquilo-os. Estou com pena mas... eles estão a estragar-me o equilíbrio da planta, qualquer dia ou tomba ou vai-se embora.
Ir para o topo Ir para baixo
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

Passeio micologico Empty
MensagemAssunto: Re: Passeio micologico   Passeio micologico Icon_minitimeQui Dez 15, 2011 5:23 pm

As fotos são muito bonitas, mas eu aproveito esta tão grande variedade de fotos de cogumelos para perguntar: nestas fotos há alguns comestíveis? Seria possível numerar as fotos e indicar os comestíveis? É que não percebo nada, e tenho um medo terrível de apanhar algum... e ser a última vez que como cogumelos!...
Se for possível a explicação fico muito agradecida.
Para a Maria João: Vá lá, Maria João, até tens de agradecer aos cogumelos que nascem nos canos. Afinal escusas de ir para o ginásio, pois assim já fazes ginástica em casa e de graça.
Um beijinho para ti.
Ir para o topo Ir para baixo
cp_produtos

cp_produtos


Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Alverca

Passeio micologico Empty
MensagemAssunto: Re: Passeio micologico   Passeio micologico Icon_minitimeDom Dez 18, 2011 12:30 am

Dos que eu conheço como comestiveis e que comi nesses dias não é nenhum dos das fotos, no dia que apanhei para comer não levei maquina Sad

E não recomendo ninguém a escolher cogumelos no mato para comer baseado em fotos na net, o ideal é aprender com alguém que esteja habituado a apanhar para comer e ao vivo, porque ás vezes á cogumelos muito parecidos mas que não são nada iguais.

.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Passeio micologico Empty
MensagemAssunto: Re: Passeio micologico   Passeio micologico Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Passeio micologico
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: A FLORESTA-
Ir para: