Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 pimentos, tomates, abóboras

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
rosa

rosa


Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

pimentos, tomates, abóboras Empty
MensagemAssunto: pimentos, tomates, abóboras   pimentos, tomates, abóboras Icon_minitimeSeg maio 04, 2009 4:12 pm

Tenho um quintalzito, e será que vou a tempo de semear pimentos, tomates, abóboras e outras coisas mais?
é urgente, pois o tempo passa
Ir para o topo Ir para baixo
maria-joao

maria-joao


Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/04/2009
Localização : Alentejo

pimentos, tomates, abóboras Empty
MensagemAssunto: Re: pimentos, tomates, abóboras   pimentos, tomates, abóboras Icon_minitimeSeg maio 04, 2009 4:32 pm

Os meus pimentos já estão nascidos, o tomate compro a planta, as aboboras este ano não quero porque inundam o quintal todo e os pepinos é que devem estar mesmo quase a espreitar a luz do sol.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

pimentos, tomates, abóboras Empty
MensagemAssunto: Re: pimentos, tomates, abóboras   pimentos, tomates, abóboras Icon_minitimeTer maio 05, 2009 4:48 pm

Nesta altura já é um pouco tarde para semear tomates, pimentos e abóboras.

E preferível comprar na feira as plantinhas e metê-las na terra.

Cave o solo, junte-lhe, de preferência, estrume orgânico e volte a cavar para misturar bem. Se não tiver estrume orgânico em casa, pode adquiri-lo no comércio, em sacos de 5 e 50 litros.

Faça um rego de aproximadamente 15 cm de profundidade, e plante lá os tomates, afastados cerca de 20 cm, uns dos outros.
Proceda do mesmo modo para com os pimentos.

Coloque igualmente as abóboras num rego igual, mas nas bermas do seu quintal e, quando a guia principal tiver dado já três ou quatro guias laterais, corte-a, para evitar que invada o seu terreno.

Vá dando notícias. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
vmrt




Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/07/2011
Localização : AMT

pimentos, tomates, abóboras Empty
MensagemAssunto: Re: pimentos, tomates, abóboras   pimentos, tomates, abóboras Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 10:37 am

Bom dia!

Plantei tomates e estou com algumas dúvidas: não sei fazer a poda dos tomateiros, além disso não estão a crescer muito, isto é não se desenvolvem.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

pimentos, tomates, abóboras Empty
MensagemAssunto: Re: pimentos, tomates, abóboras   pimentos, tomates, abóboras Icon_minitimeDom Jul 22, 2012 9:43 am

Em primeiro lugar, as minhas desculpas por só agora responder à sua questão, mas a morte de um familiar alterou a minha rotina durante uns dias.
Em relação aos tomateiros, deixe ficar apenas a haste principal, e corte todos os rebentos laterais que forem aparecendo. Nesta região do Norte, chamamos a isso "capar" os tomateiros, deixando apenas o caule principal. Não se esqueça de sulfatar com calda bordalesa, a partir do 1º mês, e repetindo a dose todos os meses, para que não "apanhem" a doença vulgarmente designada por "arejo"...
Boa colheita! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

pimentos, tomates, abóboras Empty
MensagemAssunto: Re: pimentos, tomates, abóboras   pimentos, tomates, abóboras Icon_minitimeSex Ago 17, 2012 5:52 pm

Acho que os meus devem estar super arejados. Já comi de lá uma salada e fiz um refugado mas agora há muito verdes e alaranjados e outros maduros mas a rama está a secar apesar de ser regada. Que parvoiçe de tomates, tinha sempre para congelar e durar o ano inteiro e este ano e o ano passado deu nisto. Estou mesmo aborrecida.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

pimentos, tomates, abóboras Empty
MensagemAssunto: Re: pimentos, tomates, abóboras   pimentos, tomates, abóboras Icon_minitimeSex Ago 17, 2012 6:05 pm

Cara Maria João, boa tarde. Primeiro os meus parabéns, pois já há algum tempo que não a "víamos" por cá!...
Em relações aos seus tomateiros, devem estar arejados, pois os sintomas que apresenta, disso são sinal. Não desespere, pois aqui pelo Norte, também a colheita de tomates, este ano, não é grande. Enfim, há anos bons e anos maus!!!
Espero continuar a ver a sua participação com mais frequência... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





pimentos, tomates, abóboras Empty
MensagemAssunto: Re: pimentos, tomates, abóboras   pimentos, tomates, abóboras Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
pimentos, tomates, abóboras
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tomates com uma zona escurecida

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: POMAR-
Ir para: