Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
beowulf

beowulf


Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/03/2009

Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Empty
MensagemAssunto: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?   Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Icon_minitimeSeg maio 16, 2011 4:52 pm

Olá a todos,
Será que alguém me pode esclarecer acerca da preparação do chá de oliveira ?
Como faze-lo com folhas verdes e folhas secas, respectivas dosagens, quantas chavenas ao dia, etc
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Empty
MensagemAssunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?   Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Icon_minitimeSeg maio 16, 2011 5:39 pm

Caro Beowulf, estou a encaminhar esta questão para a nossa moderadora Orquídea, perita nestes assuntos, e em breve terá uma resposta... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Orquidea

Orquidea


Mensagens : 58
Data de inscrição : 19/04/2010
Localização : Aveiro

Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Empty
MensagemAssunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?   Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Icon_minitimeTer maio 17, 2011 11:21 pm

Ola, boa noite.
Vou tentar esclarecer as suas duvidas.
Antes, porem, terei que fazer um alerta especial, mesmo antes de lhe perguntar para que fim pretende tomar a infusão de Oliveira.

A Oliveira (folhas), utilizada entre outras coisas, para tratar a arteriosclerose, asma, cálculos nos rins, colite, depurativo do sangue, e, sobretudo para baixar a tensão arterial, tem nesta ultima um efeito de tal forma rápido que pode provocar sérios desequilíbrios.

Assim, e uma vez que para todas as demais patologias existem inúmeras outras possibilidades, aconselho a excluir o uso da Oliveira.
Suponhamos que alguém faz uso da Oliveira para eliminar cálculos renais mas... normalmente essa pessoa já tem a TA baixa: poderá baixar de tal forma que cause graves problemas a esse nível!

Então, na minha humilde opinião, sugiro que apenas utilizem a Oliveira exclusivamente para controlar a Hipertensão!
E ainda assim, apenas se tiver a mão um aparelho para a controlar periodicamente!
Uma chávena de infusão, desce a tensão em cerca de 3 a 4 valores, no espaço entre meia a uma hora após a toma!


Bom, ressalvas feitas, vou agora responder as suas perguntas:

- As folhas de Oliveira podem ser utilizadas tanto verdes como secas, a única diferença reside na quantidade a utilizar.

- Folhas verdes: 14 folhas para duas chávenas de agua.
- Folhas secas : 7 folhas para as mesmas duas chávenas

E pronto, ´e o que sei, espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
beowulf

beowulf


Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/03/2009

Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Empty
MensagemAssunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?   Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Icon_minitimeQua maio 18, 2011 9:38 pm

Obrigado pela informação. O objectivo é mesmo baixar a tensão arterial.

Por uma questão de segurança, irei começar com doses mais pequenas.
Ir para o topo Ir para baixo
Orquidea

Orquidea


Mensagens : 58
Data de inscrição : 19/04/2010
Localização : Aveiro

Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Empty
MensagemAssunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?   Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Icon_minitimeQua maio 18, 2011 10:36 pm

Pode perfeitamente utilizar as quantidades indicadas desde que controle a tensão com bastante regularidade!

Ao contrario das outras infuso, a de Oliveira não e de uso regular e sim pontual.

Sem querer tornar-me aborrecida, vou contar a minha experiência pessoal com o uso da Oliveira:

Tenho uma amiga com quem trabalho que, desde a algum tempo, tem vindo a apresentar grandes picos de tensão.
Quando ela mede e verifica que esta ai pelos 16.5 / 11 (+-), dou-lhe uma chávena de infusão. Esperamos de meia a uma hora e verifica de novo: nesse período, a tensão esta completamente estabilizada!
Imaginem agora o perigo de seguir a velha norma de "2 a 3 chávenas por dia"...

Bom, as plantas medicinais são fabulosas sim, sou apaixonada por este "MUNDO" tão especial! Masssssss....desengane-se quem pensa que se podem tomar sem precaução, que não passam de "simples ervita...".

Não, exigem cuidados e teem normas muito especificas de segurança! Caso contrario, poderão causar mais mal que bem quando indevidamente utilizadas!

As suas melhoras!
Ir para o topo Ir para baixo
Florsilvestre




Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/10/2011
Idade : 57
Localização : Viseu

Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Empty
MensagemAssunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?   Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Icon_minitimeSáb Nov 12, 2011 3:42 am

Olá Orquidea!
Conhece infusões de outras plantas que sejam então mais "seguras" para a hipertensão?
Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Orquidea

Orquidea


Mensagens : 58
Data de inscrição : 19/04/2010
Localização : Aveiro

Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Empty
MensagemAssunto: Outras ervas para hipertensão   Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Icon_minitimeSeg Nov 14, 2011 11:04 pm

Boa noite a todos.

Existem diversas ervas para tratar a hipertensão, embora a infusão de folhas de Oliveira seja a que apresenta maiores resultados e mais rápidos. Deverão, no entanto, seguir as indicações que já dei anteriormente.

Cá vai uma lista de algumas ervas a utilizar:

- Salsa, Agrião, Manjericão, Alecrim, Cana de milho, Fumaria ( conhecida por Erva Moleirinha), Alcachofra, Sete Sangrias, Bolsas de Pastor, Alfazema., Pirliteiro (Espinheiro Alvar), Cavalinha, Cerefólio, Trevo, Gengibre.

a todas estas ervas, podem e devem acrescentar no final uma pitada de Noz Moscada.

Segundo a Medicina Tibetana, a Noz Moscada é a especiaria do coração.

Como contém algum grau de toxicidade, deverá ser usada apenas uma pitada por chávena e não deverá ser submetida à acção do fogo.
Coloca-se a infusão já pronta na chávena e só então se polvilha com a noz moscada moída. (não ralada, pois fica demasiado grosso e é desagradável).
Ir para o topo Ir para baixo
Florsilvestre




Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/10/2011
Idade : 57
Localização : Viseu

Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Empty
MensagemAssunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?   Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 6:50 pm

Muito obrigada,Orquídea.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Empty
MensagemAssunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?   Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CHÁ FOLHA DE OLIVEIRA
» A Cavalinha e a Oliveira
» Bem vinda CAROLINA OLIVEIRA
» Bem vinda ROSENILDA DE OLIVEIRA
» Bem vindos ALBANO OLIVEIRA MATOS - ANA ISA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: