Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Uma praga dos solos

Ir em baixo 
AutorMensagem
vale

avatar

Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 51
Localização : Maia

MensagemAssunto: Uma praga dos solos   Qua Maio 04, 2011 3:43 pm

Nematóides – O que são?


Nome Científico: Meloidogyne sp, Pratylenchus sp, Radopholus similis, Aphelenchoides sp
Partes Afetadas: Folhas, flores, caule, raízes, bulbos e tubérculos
Sintomas: Tamanho reduzido de órgãos vegetais ativos, necrose de folhas, raízes e flores, bulbos e tubérculos mal formados.

Os nematóides são minúsculos organismos que vivem em diversos ecossistemas, ocorrendo em quase todas as regiões do mundo.
Podem ser vida livre, não causando danos a outras espécies; podem alimentar-se de restos de outros animais ou plantas, sendo chamados de saprófitas; e podem ser parasitas de animais ou plantas.

Um exemplo prático desses animais são as conhecidas lombrigas que parasitam os seres humanos.
Já os nematóides que parasitam plantas, são encontrados nas raízes e no solo. São pragas importantes em grandes culturas como a soja em diversos estados brasileiros.

Também é grande causador de perdas em plantas ornamentais, seja na produção em larga escala ou em jardins domésticos. Os nematóides sobrevivem melhor em regiões com temperatura de solo acima de 28 °C. M. arenaria é muito comum em locais com solos arenosos. M. hapla é mais encontrado em clima ameno e tolera temperatura de solo abaixo de 12 ºC. M. incognita e M. javanica são mais cosmopolitas e são bem adaptados às diferentes condições climáticas brasileiras.

Os danos causados pelos nematóides são principalmente: redução no desenvolvimento das plantas que ficam com todos os órgão com tamanho reduzido, necrose nas folhas e raízes, tubérculos e bulbos mal formados, coloração anormal em folhas e flores. Além disso, deprecia o valor econômico dos vegetais.

Os nematóides parasitas de plantas mais comuns são: Meloidogyne sp, Pratylenchus sp, Radopholus similis e Aphelenchoides sp.
Os nematóides não têm grande mobilidade, movimentando- se alguns poucos metros durante seu ciclo de vida.

As formas mais comuns de disseminação a longas distâncias são: erosão de solos pela água da chuva, comercialização de substrato ou vegetais contaminados, descarte de substratos contaminados.O controle preventivo certamente é o mais eficaz e econômico contra esta praga.

O uso de substrato livre de nematóides, bem como aquisição de plantas sadias, destruição de restos de plantas infectadas.
Em áreas maiores como jardins, podem-se cultivar plantas antagônicas aos nematóides como crotalárias, que tem potencial uso ornamental e/ou Tajetes sp, que além de serem lindas ornamentais, liberam substâncias nematicidas nos substratos.

Ainda, a falta de umidade interrompe o ciclo da praga, de forma que secar ao sol o substrato é uma eficaz medida de controle.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Uma praga dos solos
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: PRAGAS E DOENÇAS :: NO JARDIM-
Ir para: