Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Pessegueiro "Podre" ja com fotos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
elav

MensagemAssunto: Pessegueiro "Podre" ja com fotos   Seg Abr 25, 2011 8:21 pm

ola mt boa noite.
Á pouco estive a plantar umas plantas ao lado do pe do meu pesegueiro e o tronco que ja tem uns fungos castanho claros, no pe junto a terra a madeira esta tipo madeira podre.
O pessegueiro tem as folhas verdinhas e tem bastante pessegos, ate esta bonito, que posso fazer para resolver o problema???? tambem tem umas folhas enroladas e vermelhas penso que seja lepra.
Que fazer não queria perder os pessegos nem o pessegueiro

Última edição por elav em Qua Abr 27, 2011 1:33 pm, editado 3 vez(es)
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Pessegueiro "Podre" ja com fotos   Ter Abr 26, 2011 9:21 pm

Caro Elav, não há dúvida que a lepra atacou as folhas do seu pessegueiro. Quando o número de folhas atacadas é considerável, as mesmas caem mito cedo, e a árvore enfraquece. O fungo que origina a lepra, morre nas folhas caídas, mas hiberna sob a forma de esporos alojados nas fendas da casca, ou nos lançamentos ou ainda entre as escamas dos gomos.
Pulverize com calda bordalesa ou outro fungicida cúprico nos meses de Janeiro ou Fevereiro, e repita o tratamento quinze dias depois, e ainda outra vez antes da queda da folha.

Em relação à questão que põe sobre o tronco, peço-lhe que me diga se nota no solo junto à base da árvore o aparecimento de "uma espécie de pequenos cogumelos amarelos ou acastanhados", para que eu possa melhor compreender o sucedido.
Até breve... Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
elav

MensagemAssunto: Re: Pessegueiro "Podre" ja com fotos   Ter Abr 26, 2011 10:30 pm

no tronco existem essa "especie" de cogumelos, mas são duros tipo madeira.
Quanto à lepra n posso por agora a calda bordalesa ou irá estragar os frutos
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Pessegueiro "Podre" ja com fotos   Qui Abr 28, 2011 9:44 pm

É evidente que se trata de um caule com micélios de fungos visiveis. Nesta altura do ano nada pode fazer!... Após a apanha dos frutos, utilize um fungicida à base de enxofre, repetindo o tratamento quinze dias depois.
elav

MensagemAssunto: Re: Pessegueiro "Podre" ja com fotos   Sex Abr 29, 2011 12:31 am

muito obrigado pelos conselhos

a parte podre do tronco tiro ou deixo ficar?

Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Pessegueiro "Podre" ja com fotos   Sex Abr 29, 2011 6:48 pm

A parte podre deve ser retirada, salvo se não for possível.
Em relação à lepra, e conforme eu indiquei, o tratamento com calda bordalesa só deve ser feito nos meses de Janeiro ou Fevereiro.
Vá dando notícias...
elav

MensagemAssunto: Re: Pessegueiro "Podre" ja com fotos   Sex Abr 29, 2011 8:28 pm

O meu muito obrigado, e já agora agradeço por todos os que ja tiraram as duvidas neste forum, sim porque neste forum é so voce praticamente que responde.
Hoje passei por uma zona da Maia e vi la uns terrenos com caractristiscas tipicas dos seus, com sebes à volta do cultivado......
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Pessegueiro "Podre" ja com fotos   Sab Abr 30, 2011 11:47 am

Caro Elav, este forum foi criado para responder às dúvidas dos seus membros. Sou formador nos Viveiros Sol Poente (e não só!) e alguns dos membros deste forum são formandos que por lá passaram e que aqui vêm tirar dúvidas que vão surgindo no dia a dia.
Em relação a ser só eu a responder... olhe que, por exemplo, no tópico "Orquídeas" o moderador Vieira, responde a diversas questões que lhe são colocadas. O que acontece é que a maioria das dúvidas dizem respeito à minha área, sobretudo no que toca à fitopatologia.
Um abraço.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pessegueiro "Podre" ja com fotos   Hoje à(s) 6:09 pm

Pessegueiro "Podre" ja com fotos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Fotos de anilhas de cor
» Utilização abusiva de fotos
» Pim's, Chipmix, Óreo e Brownie (fotos e video)
» Apresentação Luciano + setup aquario + fotos
» Projeto de Beteira com fotos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: PRAGAS E DOENÇAS :: NO POMAR-
Ir para: