Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 CRIANDO UMA HORTA

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

CRIANDO UMA HORTA Empty
MensagemAssunto: CRIANDO UMA HORTA   CRIANDO UMA HORTA Icon_minitimeDom Mar 20, 2011 8:12 pm

NEste dia em que oficialmente começa a PRIMAVERA, começo aqui um tópico que se pretende ser o passo a passo da criação de uma horta.

Tenha um pequeno ou um grande espaço, saiba que pode fazer uma horta do tamanho que quiser, mas deverá acima de tudo fazer uma horta apenas do tamanho que necessita. Ou melhor, antes de começar a comprar sementes e mudas, tenha em conta do que gosta, quais os legumes consumidos no seu agregado familiar, e rapidamente irá chegar a um consenso.
Depois não há nada como pegar em papel e lápis e desenhar uma pequena maquete de como quer a sua horta, ter em atenção a exposição solar e se vai fazer canteiros ou não. Este ultimo aspecto é importante porque criando canteiros sobrelevados, facilita a manutenção da horta, consegue controlar os nutrientes e claro não dá tanto cabo das costas.

Fazer uma horta caseira deve ser sinónimo de, dentro dos possiveis não utilizar pesticidas e outras "idas" que afinal de contas, tanto aqui falamos que fazem mal.
Uma horta caseira deve ser dentro dos possiveis biológica, ou pelo menos perto disso.

Uma ultima palavra neste inicio de tópico para aqueles que vivem em apartamentos. Não poderão fazer uma horta mas poderão utilizar algumas caixas de frutas para poder plantar alfaces por exemplo e aromáticas para usufruir ao longo do ano.
Voltaremos a este assunto e gostaria muito da vossa participação.
No próximo post, vamos explorar a concepção de um canteiro.



Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

CRIANDO UMA HORTA Empty
MensagemAssunto: Selecionar o espaço da sua horta   CRIANDO UMA HORTA Icon_minitimeDom maio 01, 2011 9:47 pm

Para quem tem um espaço grande de terra convem seleccionar muito bem onde vai fazer a sua horta. Por exemplo não convem fazer a sua horta a nascente, se depois a poente plantar feijão ou milho pois vai em pouco tempo ficar sem sol. O mais importante será planear muito bem o que quer plantar. Embora em início de Maio muita coisa pode ser plantada numa horta caseira. Mesmo em avançado estado da Primavera, há sempre possibilidade de recorrer a um horto que tem mudas preparadas para plantar em sua casa.
Então é assim, comece por fazer os canteiros da sua horta. Se é uma pessoas organizada e gosta de ter uma horta tipo jardim, o melhor é optar por fazer canteiros que terão a vantagem de não permitir que calque a terra dos mesmos. A maior parte das raizes dos vegetais, gosta de terras fofas e assim tem sempre a possibilidade de lhes oferecer uma cama fofa, pois não conseguem crescer em solos compactados. Portanto a primeira coisa a fazer é cavar bem em profundidade o canteiro ( no mínimo uns 15cms de profundidade). Só faça isso com o solo seco ou levemente úmido, pois trabalhar com solo molhado torna o solo duro como um tijolo.

É nesta altura, depois da terra bem cavada, que vai ter que escolher em fazer os canteiros elevados. Para isso, terá que ser carpinteiro ou em ultimo caso mandar fazer.
Em casa é relativamente simples ainda para mais com tanta loja de ferragens que por aí há. Tente comprar tábuas de obra, ou contraplacado maritimo, porque embora mais duras de trabalhar , vão permitir a sua reutilização para outros anos.
Faça rectangulos com a altura que desejar. Se preferir ter as suas "novidades" mais altas ( para pessoas com problemas fisicos os canteiros dão uma grande ajuda) é fazer os canteiros com os perfis mais elevados.

Vamos por exemplo calcular um canteiro com 2mts por 1mt de lado. Altura? 20 cms ? Terá que serrar duas tábuas de 2m x 20 cm e duas de 1mt por 20 cmts. É só pregar as tábuas umas às outras e colocar o rectangulo no local definitivo.
Aproveite para retirar alguma da terra que cavou de dentro do canteiro pois vaoi precisar de adubar a terra.

Seja com exterco de cavalo, com humus de minhoca ou simplesmente com o seu compostor caseiro, deverá misturar bem o seu adubo com a terra aí até uns dez cmts. Não se esqueça que se fez o canteiro mais alto, deverá ter isso em conta. Uma coisa é certa. Experimente apenas adubos naturais. Se for na cantiga de muitos hortos, vai trazer para casa uma panóplia de coisa que nunca vai usar na vida. Depois se quer fazer uma horta em casa é porque o objectivo será comer coisas saudáveis certo?

Depois de adubar a terra e de a ter bem envolvido com o adubo convem deixar o canteiro repousar aí uns 8 dias no mínimo, para que o adubo entre em equilibrio no solo.

O processo de criação deste canteiro multiplica-se claro está pelo numero de canteiros que queira fazer no quintal da sua casa.
Enquanto o adubo repousa na terra é tempo de começar a pensar o que vai semear ou plantar... É o que vamos conversar num próximo post....



Última edição por joba em Seg maio 02, 2011 1:30 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
vieira

vieira


Mensagens : 180
Data de inscrição : 05/11/2010
Localização : Leiria

CRIANDO UMA HORTA Empty
MensagemAssunto: Re: CRIANDO UMA HORTA   CRIANDO UMA HORTA Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 12:41 pm

Olá!
Eu estou a ficar desanimado com a minha horta biológica
Já por duas vezes plantei brócolos, couve flor, couve lombarda…
E por duas vezes os coelhos as comem…
Plantei também alface, beterraba, cebolas ,alho Francês ,melão ,pepinos, abóbora,
Pimentos, rabanetes…
Devem ser comidos pelos coelhos em seguida que lastima!!!
Que fazer
Ir para o topo Ir para baixo
http://meumundovegetal.blogspot.com/
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

CRIANDO UMA HORTA Empty
MensagemAssunto: Re: CRIANDO UMA HORTA   CRIANDO UMA HORTA Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 1:28 pm

Olá vieira.
Como eu o compreeendo pois já tive o mesmo problema, pois nos Açores, os coelhos bravos, são uma autêntica praga para os agricultores.

Tem algumas formas de combater os coelhos de uma forma preventiva e sem os matar.

No meu caso apenas a que vou descrever agora é que deu resultado. Cheguei a ter um campo de 100 mt x por 50 assim e funcionou.

Então é assim.

Rede de galinheiro de malha estreita (1cm a 2 cm) com 60 cm a 1mt de largura.

Estacas de madeira

Agrafador e agrafos

Paciência.

Cave um rêgo de pelo menos 10 a 20 cmtde forma a poder enterrar dez cmt de rede.Isto é importante porque os coelhos qundo chegarem à rede, terão o instinto de cavar um pouco para passar. Ao sentirem o obstáculo da rede, desistirão. Meta primeiro as estacas a toda a volta e depois a rede agrafada às estacas ( as carpintarias costumam oferecer os restos das madeiras.

Eu gastei no ano passado 50 euros em rede mas consegui ter as minhas melancias e as couves até ao fim da época.

Uma coisa importante: antes de vedar verifique se não existe nenhuma toca de coelho dentro ou nas imediações do terreno.
Esta é efectivamente a melhor forma de se precaver contra os coelhos. Com esta vedação eles dificilmente condeguirão passar. Aliás eu não tive nenhuma intrusão durante a época.

outras forma de afastar os coelhos é espalhar cabelo humano pela horta. Sim basta pedir no seu barbeiro que lhe guarde o cabelo que cortou e espalhar pela horta. Há quem diga que funcione, eu sinceramente experimentei sem grande resultados.

A terceira é comprar um produto que diz afuguentar os coelhos à base de peixe. Sinceramente acho que não funciona porque basta chover para ter que se aplicar de novo o produto e claro acaba por ficar muito dispendioso.

Espero ter ajudado.
Abraço

Joba
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

CRIANDO UMA HORTA Empty
MensagemAssunto: Re: CRIANDO UMA HORTA   CRIANDO UMA HORTA Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 6:07 pm

E se não resultar, apanhem meia dúzia à mão e enviem-mos, que eu sou doido por coelho estufado!...
cozinha
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
vieira

vieira


Mensagens : 180
Data de inscrição : 05/11/2010
Localização : Leiria

CRIANDO UMA HORTA Empty
MensagemAssunto: Re: CRIANDO UMA HORTA   CRIANDO UMA HORTA Icon_minitimeSeg maio 02, 2011 9:27 pm

obrigado Joba!
fazer vedação é complicado está tudo muito disperso e a ária é grande mas vou tentar as outras dicas
vou tentar as dicas
Ir para o topo Ir para baixo
http://meumundovegetal.blogspot.com/
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

CRIANDO UMA HORTA Empty
MensagemAssunto: Re: CRIANDO UMA HORTA   CRIANDO UMA HORTA Icon_minitimeQua maio 04, 2011 1:24 pm

Pois admin, efectivamente há quem goste e há muitas formas de os apanhar.... Uma delas é comprar uma armadilha..... Uma caixa de rede com duas portas e um pedal no meio....quando os coelhos ou outro tipo de animal,,, (raposas, saca-rabos) entram em busca de comida e calcam o pedal as duas portas caem sem dar hipotese ao bicho de fugir....

Se resulta? Resulta pois que eu tenho uma e a minha mulher obriga-me a ir soltar os coelhos longe.... Aqui nos Açores até as batatas eles gostam de comer. Basta por a armadilha no meio de dois regos e uma batata em cima do pedal que é rara a noite que não tenha lá um....

Como a quinta tem muros altos não há problema, mas a verdade é que os coelhos são uma praga que só mesmo as doenças os consegue reduzir em população. De vez em quando começam a aparecer mortos, mas nesta altura da primavera é o diabo, nunhadas novas e alimentação tenra e fresca, é como diz o vieira ...é uma desgraça.

Está a ver vieira como uma horta organizada agora se calhar dava-lhe a possibilidade de por a rede à volta. Vou ver se encontro fotos para postar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





CRIANDO UMA HORTA Empty
MensagemAssunto: Re: CRIANDO UMA HORTA   CRIANDO UMA HORTA Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
CRIANDO UMA HORTA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Hoje vou falar da minha HORTA
» Como regam o vosso jardim, pomar ou horta?
» a horta do meu sogro
» Silva da Horta e Édina
» Hoje vou falar da minha HORTA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: POMAR-
Ir para: