Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 A SEGURELHA

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

A SEGURELHA Empty
MensagemAssunto: A SEGURELHA   A SEGURELHA Icon_minitimeSeg Fev 21, 2011 9:40 am

Segurelha (Satureja montana)


Descrição
A Segurelha é um arbusto, nativa das regiões mais quentes do sul da Europa, atinge cerca de 50 centímetros de altura e possui pequenas flores brancas que exalam uma fragrância aromática. Seu cultivo não requer muitos cuidados, pode ser plantada em qualquer local onde o solo não retém muita umidade e que seja banhado pelo sol por pelo menos 6 horas durante o dia. A Segurelha é mais comumente utilizada na culinária devido ao seu sabor picante e aromático. As flores de Segurelha também são bastante utilizadas para fazer chá.

Indicações
Como planta medicinal, a Segurelha funciona como agente anti-séptico, digestivo e expectorante. Pode ser utilizada nos casos de cólica, bronquite, diarréia e dor de garganta. Um dos usos mais comuns da Segurelha é para tratamento de problemas de gases(flatulência). Também é utilizada para aliviar picadas de vespas e abelhas, triturando um ramo e esfregando no local afetado.

Nome em inglês: Winter Savory
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

A SEGURELHA Empty
MensagemAssunto: Re: A SEGURELHA   A SEGURELHA Icon_minitimeSeg Fev 21, 2011 4:58 pm

Eu vou tendo segurelha que nasce aleatoriamente nos vasos das flores (ok, eu sei que se diz plantas mas eu adoro dizer flores Very Happy ).
Nunca a usei pelas propriedades aqui descritas as quais nem conhecia mas adooooro Cozido com grãos com saborzinho a segurelha. E achar as folhinhas no puré de feijão verde, que delicia!!
Ir para o topo Ir para baixo
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

A SEGURELHA Empty
MensagemAssunto: Re: A SEGURELHA   A SEGURELHA Icon_minitimeSáb Dez 29, 2012 6:57 pm

Como devo utilizar a segurelha? Deram-me um vaso, mas não sei como utilizar esta planta.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

A SEGURELHA Empty
MensagemAssunto: Re: A SEGURELHA   A SEGURELHA Icon_minitimeDom Dez 30, 2012 4:17 pm

OLÁ!
Pode se usada nos cozidos com grão ou feijão verde, por exemplo.
A folhinhas espalhadas pelas sopas também é delicioso (mas não no caldo verde ou outras sopas com muita hortaliça tipo nabiça ou espinafres).
Bom apetite!! cozinha
Ir para o topo Ir para baixo
xicão




Mensagens : 119
Data de inscrição : 27/05/2009
Localização : Arredores do Porto

A SEGURELHA Empty
MensagemAssunto: Re: A SEGURELHA   A SEGURELHA Icon_minitimeDom Dez 30, 2012 5:10 pm

Eu costumo usar a segurelha em substituição da pimenta.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A SEGURELHA Empty
MensagemAssunto: Re: A SEGURELHA   A SEGURELHA Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A SEGURELHA
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: PLANTAS AROMÁTICAS-
Ir para: