Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Perolas da medicina (bem) popular...

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
beowulf

beowulf


Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/03/2009

Perolas da medicina (bem) popular... Empty
MensagemAssunto: Perolas da medicina (bem) popular...   Perolas da medicina (bem) popular... Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 1:42 pm

Ora aqui ficam algumas pérolas da antiga medicina popular.
Bem, quanto mais não seja dá para ficar a conhecer melhor algumas das nossas mezinhas tradicionais.
Não resisti a comentar algumas destas "receitas"...

Febre - banhos de água fria. Esfregar o doente com urtigas.
(comentário: urtigas Shocked acho que vou continuar com os medicamentos normais Laughing )

Mordeduras de licranços- deita-se gordura na mordedura. Se em vinte e quatro horas a pessoa não morrer é porque se salva.
(comentário: pois, é como diz o povo, o que não mata, engorda...)

Névoas nos olhos — merda de lagarto. Usa-se também lavá-los com urina.
(comentário: bolas, é de mal a pior)

Tersol (tersolho) (erupções nas pálpebras) — lava-se com água das pias das galinhas e esfrega-se com alho.

Trasorelho (maleitas) (inflamação de um lado do queixo) — esfrega-se o local com as molidas ou com o jugo dos bois ainda quentes. Cozer a queixada de um reco e esfregar o maxilar do doente com a medula óssea.

Dores de dentes - para a dor de dentes o melhor remédio é o óleo de cravo-da-índia (ou o cravo esmagado). O álcool (aguardente) e o fumo de cigarro também são recomendados. Contudo, o remédio mais eficaz é lavar a raiz do dente que dói na pia da água benta da igreja.

Espinhela caída - esta doença é caracterizada por uma astenia global com discurso depressivo. Colocar pimpinelas nas plantas dos pés. Untam-se os pulsos das pessoas com azeite e pendura-se numa trave ou numa porta, esfregando-a até a pessoa ficar extenuada.
(comentário: isto parece mais tortura Rolling Eyes )

Fonte: Folcore de Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
Flora
Moderadora
Flora


Mensagens : 273
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 51

Perolas da medicina (bem) popular... Empty
MensagemAssunto: Re: Perolas da medicina (bem) popular...   Perolas da medicina (bem) popular... Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 3:53 pm

lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!


mais parece retirado do Livro de São Cipriano ,só falta asas de morcego e unhas de gato e escamas de dragão lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Perolas da medicina (bem) popular... Empty
MensagemAssunto: Re: Perolas da medicina (bem) popular...   Perolas da medicina (bem) popular... Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 6:31 pm

Riam-se...riam-se!... Ainda me lembro, era eu bem pequeno (cinco ou seis anos) e apanhei o tresorelho, e a minha avó lá me levou ao lavrador mais próximo, que me colocou no "cachaço" a canga dos bois!... Aquilo é que eram tempos...
Também tive a "espinhela caída", que eu ainda hoje não sei o que é! Mas que me recordo de uma senhora lá ter ido a casa, mandar-me deitar na cama, esticado ao comprido, os pés unidos, e ela com um ar muito grave disse: "Ora aqui está! Tem a espinhela caída, pois uma perna está mais comprida que a outra!" Recordo que me untaram com qualquer coisa, e me penduraram no vão da porta, mas com os pés assentes no chão, esticando-me as pernas e os braços! Aquilo é que eram tempos!... E no fim a mulherzinha levava um "obrigadinho, senhora fulana" e lá ia embora feliz por (na sua ignorância, ou talvez não!) ter ajudado a curar mais uma maleita...
Aquilo é que eram tempos! Bem diziam os romanos: Ó tempore, ó mores! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Violeta

Violeta


Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 59
Localização : Trofa

Perolas da medicina (bem) popular... Empty
MensagemAssunto: Re: Perolas da medicina (bem) popular...   Perolas da medicina (bem) popular... Icon_minitimeDom Fev 06, 2011 8:21 pm

Febre - banhos de água fria. Esfregar o doente com urtigas.

doente preferia ficar na caminha a beber chá e sumos brr doente
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perolas da medicina (bem) popular... Empty
MensagemAssunto: Re: Perolas da medicina (bem) popular...   Perolas da medicina (bem) popular... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perolas da medicina (bem) popular...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: