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 OS BENEFÍCIOS DA LINHAÇA

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vale

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MensagemAssunto: OS BENEFÍCIOS DA LINHAÇA   Seg Jan 17, 2011 5:00 pm

Coloque linhaça em sua vida


Os benefícios desta semente são tantos que chegaram a impressionar. A semente de linhaça é oleaginosa com alto valor nutricional e excelente fonte de vitaminas, minerais, fibras solúveis e insolúveis e ácidos graxos essenciais, como o ômega -3 e 6.
Faz bem ao coração reduzindo o risco de infarto, reduz o colesterol total, o colesterol ruim (LDL), a pressão arterial, aumenta o colesterol bom (HDL) reforça o sistema imunológico aumentando as defesas do corpo, atua como antiinflamatório, melhora as funções mentais auxiliando tratamentos de depressão, perda de memória e esquizofrenia, ajuda a prevenir e controla o diabetes, alivia os sinais da tensão pré-menstrual (TPM) e a menopausa, evita o aparecimento de tumores na próstata, nas mamas e nos ovários, além de emagrecer se incorporado ao hábito alimentar.

Substâncias preciosas

A nutricionista Ana Cláudia Meulman conta que tanta proteção é resultado da ação de diversas substâncias como a lignana que participa com sucesso de algumas reações celulares, fazendo às vezes dos hormônios que começam a ficar escasso, como o estrógeno na mulher, além da alta quantidade de ômega -3 e do ácido linoléico, essencial para a composição das moléculas de hemoglobina, que jogam para baixo os níveis de colesterol e glicose.
“As sementes também são eficazes para facilitar o trânsito intestinal”, comenta.
A linhaça também ajuda a emagrecer porque seu alto teor de fibras, quatro vezes maior do que a encontrada na aveia, absorve a água e forma um gel que retarda o esvaziamento do estômago, aumentando a saciedade.



Continuação da semana passada.

Como consumir

Tanta a linhaça marrom quanto a dourada são benéficas, com a diferença de a dourada ter um sabor mais suave e a marrom uma casca mais resistente. Para tirar proveito dos nutrientes você pode consumir até três colheres de sopa diárias, de forma fracionada.
Aquecidas em fogo baixo por 15 minutos ou trituradas auxiliam a liberação de alguns de seus componentes. Ela deve ser levemente triturada porque a casca é resistente aos sucos gástricos e passa sem sofrer digestão. Após triturada, deve ser armazenada em potes de vidro no refrigerador e ao abrigo da luz por até 6 dias, já que oxida com muitas facilidade.
Nem todos se adaptam com a linhaça, como as pessoas que possuem obstruções digestivas, diverticulite e síndrome do intestino irritado. Consulte seu médico para o consumo.
Saiba mais sobre a linhaça por meio do livro: A importância da linhaça na saúde, de Conceição Trucom, Editora Alaúde.

Fontes: Nutricionista da ASH Ana Cláudia Meulman, revista Vida Natural & Equilíbrio e Saúde é Vital!






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