Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

morangueiro

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin

MensagemAssunto: morangueiro   Qui Abr 16, 2009 4:54 pm

Quantos de nós temos em nossa casa morangueiros no quintal ou, simplesmente, em vaso!...
E nesta altura do ano já estão em flor ou até mesmo com morangos, mais ou menos maduros.
E por vezes aparecem problemas, sem que saibamos a causa. É isso que vamos tentar aprender hoje.

Folhas com perda de cor - geralmente provocado pelos aranhiços vermelhos; também os ácaros amarelo-esverdeado, e muito pequenos, que aparecem em grande quantidade nas páginas inferiores das folhas, e que sugam a seiva, podem provocar uma descoloração mosqueada e parda, acabando as folhas por se tornarem amarelas, secarem e morrerem. Igualmente o oídio torna as folhas purpúreas e ligeiramente encaracoladas para cima, enquanto a página inferior da folha fica cinzenta devido aos esporos deste fungo
A clorose calcária reconhece-se pela formação de bandas amarelas entre as nervuras das folhas, que se vão tornando brancas com o passar do tempo.As necroses da folha do morangueiro podem manifestar-se sob a forma de pústulas de cor parda, tendo à volta uma cor amarela. Os pecíolos das folhas e das flores escurecem e apodrecem, as folhas morrem e os frutos murcham.
O olho-negro é provocado pela geada e reconhece-se pelo enegrecimento da parte central das flores; as flores murcham e caem.
A pétala-verde é causada por um microplasma (organismo intermédio entre o virus e a bactéria), e as pétalas ficam engelhadas e não produzem frutos comestíveis; o trevo é um frequente foco desta infecção, pelo que deve limpar as suas culturas destas plantas.

As causas mais comuns da deficiência na produção são as pústulas, as viroses e o olho-negro.
Também a deficiente polinização pode causar a deformação dos frutos, devido à falta de fertilização.
Por último lembro que a podridão cinzenta provoca o apodrecimento dos frutos, que ficam cobertos com um micélio acinzentado; este fungo penetra nas flores, e só é detectável no amadurecimento dos frutos, e alastra rapidamente por contacto com os demais frutos sãos. Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Seg Abr 20, 2009 10:15 am

Eu tenho duas "panelas" de barro daquelas com buraquitos de lado, cheias de morangueiros. Uma já tem morangos vermelhos e saborosos. A outra ainda não passou de poucas flores. Uma tem mais sol que outra, talvez seja por isso. Mas o que eles teem que eu não gosto é aquelas espumazinha que eu sempre vi nas ervas do campo e este ano pela primeira vez tenho também nas plantas "domésticas". Nós chamamos-lhe "cuspinho de cuco" mas não sei o nome tecnico. Nos outroa vasos já experimentei insecticida mas nos morangos... enfim. Por vezes levam uma chuveirada fica tudo limpo, mas no dia a seguir estão outra vez as folhas todas "cuspidas".
Sinceramente já me chateia aquela coisa. Alguem saberá como espantar o cuco para outros quintais??
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Sex Abr 24, 2009 6:19 pm

Cara Maria João,
aqui na nossa região do grande Porto chamamos a isso "baba de cuco" que é o mesmo que "cuspinho de cuco" como lhe chama.
No entanto, não é comum nos morangueiros e é a primeira vez que me põem essa questão em relação aos morangueiros, em que é normal ver-se, por vezes, uma fina teia sedosa, nas folhas que ficam amarelas e acabam por cair: e isso é provocado pelo aranhiço vermelho, que são ácaros pequenos, amarelo-esverdeados, que aparecem nas páginas inferiores das folhas e sugam seiva. Neste caso convém aplicar um insecticida sistémico, e voltar a repetir a aplicação duas vezes, intervaladas de sete dias. Arrow
MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Seg Abr 27, 2009 11:34 am

Pois este ano até nas alfaces há. Nas flores consegui eliminar, acho que vou fazer o mesmo com os morangos. Até ficarem madurinhos concerteza que o veneno perde a validade.
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Seg Abr 27, 2009 5:52 pm

Cuidado com os insecticidas nos morangos: dê um prazo de segurança de, pelo menos, três semanas. Respeite as indicações que acompanham o frasco

E já agora, sabia que:
O morango é uma fruta com grande quantidade de vitamina C, que evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes, que dá resistência aos tecidos, que age contra as infecções e que ajuda no processo de cicatrização?
Não sabia, pois não?
Mas ainda é eficiente contra infecções de fígado, de garganta e das vias urinárias.

Os morangos misturados com mel são um óptimo remédio para males dos rins, e chá de folhas do morangueiro é excelente como diurético.

Desejo uma boa colheita!... Arrow
MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Ter Abr 28, 2009 11:26 am

De facto não sabia mesmo!! A unica coisa que sabia é que são optimos em salada de fruta Very Happy
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Ter Abr 28, 2009 5:25 pm

Vou dar mais uma ajuda:

Os morangueiros pouco produzem no primeiro ano. O seu auge é o segundo ano, e a partir daí, a produção começa a cair.

Assim, convém renovar de dois em dois anos a sua plantação, aproveitando e enraízando os novos lançamentos.
Saudações floriais Arrow
MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Qua Abr 29, 2009 9:34 am

Os meus estão agora no 2º ano. E de facto a carga está enorme... se não fosse a passarada...
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Qui Abr 30, 2009 6:34 pm

Há um processo muito antigo que resulta sempre e que eu uso em minha casa.
Os melros comiam quase todos os morangos, e eu ficava só com as folhas...
Passei a cobrir os morangueiros com uma rede verde, que existe à venda no comércio; coloco nos topos e ao longo da rede uns tijolos, e... os melros passaram a ir comer morangos para outro lado. Mas, claro, que me comem as cerejas, as ameixas (quando maduras), além de outras coisitas... Enfim, também são filhos de Deus!
vale

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Sab Jun 05, 2010 10:05 am

E por já se ter falado em morangos aproveito para fazer a seguinte pergunta ao nosso "cher" ADMI.

Eu também os tenho em vários vasos compridos, estão bonitos , com o tamanho que eu gosto que é o médio e o normal e que deviam ser todos, porque os outros é só hormonas e não prestam para nada. Só que não são doces para tristeza minha. Porquê???? Aguém desse lado me pode ajudar?
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Sab Jun 05, 2010 3:31 pm

Cara Berta Vale, e tem a certeza que essa qualidade de morangos que tem é mesmo doce? No primeiro ano deram frutos doces? E quantos anos têm os pés de morango? E apanham sol? E são regados apenas ao entardecer? E costuma adubá-los? Com quê?
Fico à espera da resposta!
Um xi Arrow
vale

MensagemAssunto: Re: morangueiro   Sab Jun 05, 2010 11:38 pm

Cá estou novamente para dar a resposta.

Pois é sr. Administrador essa 1ª pergunta também eu fiz a mim mesma. É que os morangos foram comprados no horto que tanto conhece SOL POENTE, ( uns vasos redondos) tem todos os cuidados que o Sr. referiu, de sol tem mais ou menos 6 horas , o adubo que deitei na Primavera foi aquelas bolinhas azuis e quando acabar a colheita irei deitar outra vez e segundo este adubo que agora que comprei de GUANO recomenda uma terceira vez, em Agosto. E os filhotes que já deu o ano passado também já estão a dar morangos. Portanto penso eu e agora repetindo outra vez a frase inicial, será a qualidade que não é boa? E já agora uma pergunta...........Será que se os comprar na coperativa sairão melhores, por ser o local mais indicado para comprar estas coisas?
Mais uma vez obrigada pela ajuda e fico a aguardar a sua resposta e um xi também para o Sr. Arrow
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: morangueiro   

morangueiro
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: FITOPATOLOGIA-
Ir para: